JOGOS POPULARES

20/03/2011 18:37

 

 

 

JOGOS POPULARES

 

 Também reconhecido como jogos regionais ou tradicionais. Praticado com maior frequência pelas crianças das classes populares e classe média. Constituem-se em importantes formas de manifestação lúdica que   ocorrem nas ruas, quintais, pátios escolares e terrenos baldios.

 A passagem do conhecimento sobre estes jogos acontece de geração para geração criando uma espécie de cristalização, pois na essência são sobrevivências de formas de jogos de épocas passadas abandonadas pelos adultos e recuperadas pelas crianças.    Os jogos populares são formas de estabelecer um elo entre culturas diversas e viver no corpo a memória de várias gerações. Reis,imperadores, plebeus, índios, chefes de Estado, todos um dia tiveram aproximação com os jogos populares Jogos e brincadeiras como o pião, a amarelinha, bolinha de gude entre tantas outras, fizeram parte da história de vida de todos nós, o que faz destes jogos um importante patrimônio cultural da humanidade.

 Os jogos populares possuem denominações variadas em função da área geográfica onde são praticados.Não existe a terminologia correta e a errada. Muitas expressões de jogos populares como por exemplo: esconde – esconde, amarelinha, pega-pega são encontrados em diferentes regiões do mundo.(Europa, EUA e outros).

 BRINCADEIRAS  

Alguns brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais entre as crianças brasileiras têm origens surpreendentes. Vêm tanto dos povos que deram origem à nossa civilização (o índio, o branco, o negro), como até mesmo do longínquo Oriente. Atualmente, no mundo cada vez mais urbanizado, industrializado e informatizado, a tendência é que muitas das brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências infantis, mas ainda são importantes meios de recreação.

 PETECA

Quando os portugueses chegaram no Brasil, encontraram os índios brincando com uma trouxinha de folhas cheia de pequenas pedras, amarrada a uma espiga de milho, que chamavam de PeŽteka, que em tupi significa "bater". A brincadeira foi passando de geração em geração e, no século 20, o jogo de peteca tornou-se um esporte, com regras e torneios oficiais.

AMARELINHA

Essa brincadeira tão tradicional entre as crianças brasileiras também é chamada de maré, sapata, avião, academia, macaca etc. A amarelinha tradicional é desenhada no chão com giz e tem o formato de uma cruz, com um semicírculo em uma das pontas, onde está a palavra céu, lua ou cabeça. Depois vem a casa do inferno (ou pescoço) e a área de descanso, chamada de braços (ou asas), onde é permitido equilibrar-se sobre os dois pés. Por último, a área do corpo (ou quadrado).

 

No Brasil é difícil precisar a origem dos jogos populares. Reconhece-se a forte influência européia dos colonizadores portugueses e imigrantes que se localizaram mais ao sul do país.O conjunto de influências dessas culturas parece ser a causa das diferentes denominações em que um mesmo jogo recebe dependendo da localização geográfica em nosso território. Ex. Amarelinha = Academia; Pipa = Papagaio; Queimado = Matança.

 

 

Mesmo assim, jogos e brinquedos como como a peteca, a amarelinha, e pipa têm valor cultural inestimável, e o lugar dessas brincadeiras no folclore já está garantido.

 

 

FONTE DE PESQUISA

www.scribd.com/doc/33682348/Aula-Jogos-Populares-1