RECREAÇÃO – ENTRETENIMENTO - LAZER - PASSATEMPO - JOGO

08/02/2011 07:47

 

  

RECREAÇÃO

 

Recreação é uma das formas de atividade de "passar o tempo" para obter a distração de um indivíduo, ou seja, relaxamento mental ou físico do corpo. Enquanto o lazer é uma forma de entretenimento ou descanso, a recreação exige um certo desempenho em atividades de forma a obter diversão. Os jogos de recreação visam apenas o divertimento dos jogadores, não sendo assim um jogo desportivo, no qual o objetivo é a competição. Uma forma de recreação que é muito comum em escolas conhecida como recreio, é a interrupção das aulas, que pode incluir uma atividade física.

 

ENTRETENIMENTO

 

 Entretenimento é o conjunto de actividades que o ser humano pratica sem outra utilidade senão o prazer. É o desvio do espírito para coisas diferentes das que preocupam. Pode ser uma distração, um passatempo ou um desporto.

  

LAZER

 

Lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais." (Dumazedier, 1976, apud Oleias).

A palavra lazer deriva do latim licere, ou seja, "ser lícito", "ser permitido".

Poderíamos definir lazer, como uma forma de você utilizar seu tempo dedicando-se a uma atividade que você goste de fazer, o que não significa que seja sempre uma mesma atividade. Esta atividade pode ser uma entre tantas outras.

No campo da educação pode-se identificar as atividades de lazer como ações integradoras dos «Quatro pilares da educação», propostos por Delors:

  • Aprender a conhecer e a pensar

  • Aprender a fazer

  • Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros

PASSATEMPO

 

Passatempo, mania ou hobbie[1] são denominações dadas a uma atividade de entretenimento livre que indivíduos desenvolvem sozinhos ou coletivamente. Um passatempo pode manifestar-se de várias formas: desde uma atividade prática (culinária, esporte, modelagem, pintura) até pura e simples atividades intelectuais (escrever, ler, filosofar, inventar países). Hobbies não devem ser confundidos com jogos, que são diversões envolvendo regras predeterminadas e objetivos.

 

JOGO

 

Jogo é toda e qualquer atividade em que as regras são feitas ou criadas num ambiente restrito ou até mesmo de imediato, em contrapartida ao desporto (esporte, no Brasil), em que as regras são mais estáveis. Geralmente, os jogos têm poucas regras e estas tendem a ser simples. Pode envolver um jogador sozinho ou dois ou mais jogando cooperativamente. Jogos são atividades estruturadas ou semi-estruturadas, normalmente praticadas com fins recreativos e, em alguns casos, como instrumento educacional. São, geralmente, distintos do trabalho, que visa remuneração e da arte, que está geralmente associado à expressão de idéias. Esta separação não é sempre precisa, assim, há jogos praticados por remuneração e outros associados à expressão de idéias e emoções. Jogos geralmente envolvem estimulação mental ou física, e muitas vezes ambos. Muitos deles ajudam a desenvolver habilidades práticas, servem como uma forma de exercício, ou realizam um papel educativo, simulacional ou psicológica. De acordo com Chris Crawford, a exigência de interação entre jogadores coloca atividades como quebra-cabeças e "jogos" de paciência na categoria dos quebra-cabeças ao invés de jogos.

 

FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Recrea%C3%A7%C3%A3o