EDUCAÇÃO FÍSICA

27/04/2011 11:12

   

 

 EDUCAÇÃO FÍSICA

 

A Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção e cura de determinadas doenças humanas num contexto terapêutico e também é fundamental na formação básica do ser humano, devido sua atuação no contexto psicossocial, no conhecimento corporal, suas possibilidades de ação e suas limitações. É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.

 

O ESPORTE

 

A grande diferença entre Educação Física esporte é que enquanto a Educação Física diz respeito a uma disciplina escolar e a um campo acadêmico, esporte refere-se as diversas modalidades organizadas. Esta diferença é muito importante pois existem muitas pessoas que consideram estas duas palavras sinônimas. Educação Física é uma atividade física planejada e estruturada, com o propósito de melhorar ou manter o condicionamento físico. É também o conjunto de atividades físicas não competitivas, que fundamenta a correta prática destas atividades. Esporte é uma atividade física que envolve a competição, exemplo: futebol profissional.

 

ATIVIDADE FÍSICA

 

 

A diferença entre a Educação Física e a atividade física é que a atividade física é qualquer movimento do corpo, produzido pelo músculo esquelético que resulta em um aumento do gasto energético. Atividade física refere-se ao gasto calórico promovido por uma ação superior físico, como um deslocamento, um movimento físico qualquer. É um conceito cartesiano e linear que aparta e fragmenta a motricidade humana em mero movimento. Já a Educação Física é uma ação planejada e estruturada. A Educação Física pode utilizar-se de vários elementos como o esporte, a dança, a luta, o jogo, a brincadeira e a atividade física.

 

CULTURA CORPORAL E CIDADANIA

 

A Educação Física permite que se vivenciem diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais e se enxergue como essa variada combinação de influências está presente na vida cotidiana . As danças, esportes, lutas, jogos e ginásticas compõem um vasto patrimônio cultural que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado. Além disso, esse conhecimento contribui para a adoção de uma postura não-preconceituosa  e discriminatória diante das manifestações e expressões dos diferentes grupos étnicos e sociais e às pessoas que dele fazem parte. A prática da Educação Física na escola poderá favorecer a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades, regulando o esforço, traçando metas, conhecendo  as potencialidades  e limitações e sabendo distinguir situações de trabalho corporal que podem ser prejudiciais. A possibilidade de vivência de situações de socialização e de desfrute de atividades lúdicas, sem caráter utilitário,  são essenciais  para a saúde  e contribuem  para o bem-estar  coletivo. Sabe-se, por exemplo, que a mortalidade por doenças  cardiovasculares  vem  aumentando  e entre  os principais fatores de risco estão a vida sedentária  e o estresse.

 

O lazer e a disponibilidade de espaços para atividades lúdicas e esportivas são necessidades básicas e, por isso, direitos do cidadão. Os alunos podem compreender que os esportes  e as demais atividades  corporais não devem  ser privilégio apenas dos esportistas  ou das pessoas em condições de  pagar por academias  e clubes.  Dar valor a essas atividades  e reivindicar  o acesso a elas para todos é um posicionamento  que pode ser adotado a partir dos conhecimentos  adquiridos  nas aulas de  Educação  Física.

                          

Os conhecimentos sobre o corpo, seu processo de crescimento  e desenvolvimento,  que  são construídos  concomitantemente    com o desenvolvimento  de práticas corporais, ao mesmo  tempo que  dão subsídios  para o cultivo de bons hábitos  de alimentação,  higiene  e atividade  corporal e para o desenvolvimento  das potencialidades  corporais do indivíduo,  permitem  compreendê-los como direitos humanos  fundamentais.

 As danças, esportes, lutas, jogos e ginásticas compõem um vasto patrimônio cultural que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado. Além disso, esse conhecimento contribui para a adoção de uma postura não-preconceituosa  e discriminatória diante das manifestações e expressões dos diferentes grupos étnicos e sociais e às pessoas que dele fazem parte.

 

A prática da Educação Física na escola poderá favorecer a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades, regulando o esforço, traçando metas, conhecendo  as potencialidades  e limitações e sabendo distinguir situações de trabalho corporal que podem ser prejudiciais.

A possibilidade de vivência de situações de socialização e de desfrute de atividades lúdicas, sem caráter utilitário,  são essenciais  para a saúde  e contribuem  para o bem-estar  coletivo. Sabe-se, por exemplo, que a mortalidade por doenças  cardiovasculares  vem  aumentando  e entre  os principais fatores de risco estão a vida sedentária  e o estresse.

 

O lazer e a disponibilidade de espaços para atividades lúdicas e esportivas são necessidades básicas e, por isso, direitos do cidadão. Os alunos podem compreender que os esportes  e as demais atividades  corporais não devem  ser privilégio apenas dos esportistas  ou das pessoas em condições de  pagar por academias  e clubes.  Dar valor a essas atividades  e reivindicar  o acesso a elas para todos é um posicionamento  que pode ser adotado a partir dos conhecimentos  adquiridos  nas aulas de  Educação  Física.